Como lidar com as críticas é um dos maiores desafios para os cantores, tanto para aqueles que estão aprendendo de forma amadora quanto para aqueles que pretendem ser ou que já são profissionais. É um assunto sobre o qual sempre recebo perguntas e sobre o qual eu também reflito com frequencia. As críticas realmente podem abalar a nossa auto-confiança. Inclusive a AUTO-CRITICA! (Quando nos criticamos a nós mesmos).
Se não acreditarmos na nossa própria capacidade de cantar fica MUITO difícil fazer com que as outras pessoas acreditem no nosso trabalho. Nesse caso, o fato de aprender a cantar ou de fazer shows pode se converter num fardo ou até numa tortura! Assim pode começar a nos incomodar a creença de que não somos “bons o suficiente”. Como consequência, as vezes cantamos não tão bem quanto poderiamos, não por falta de capacidade, senão por insegurança na frente dos outros! Ficamos com medo de sermos criticados.
Confira no video o meu ponto de vista e o meu conselho sobre como lidar com as críticas.
Estou compartilhando aqui no meu blog o video que fiz como um Facebook Live na semana passada porque o pessoal adorou. (Por isso no video aparece como que estou falando com outras pessoas, são os participantes ao vivo!). Se você não conhece ainda o Facebook Live trata-se de uma transmissão ao vivo através da minha Fanpage Lorna Brasil (aproveita, vai lá, curte e ative as notificações para ser avisado/a quando eu estiver ao vivo).

Aqui está um breve resumo do que falo no video:
Como lidar com as criticas?
1) Não se exponha as criticas inúteis de pessoas que você sabe que não estão capacitadas para dar opinião ou que vão desanimar você.
2) Tome as criticas como de quem elas vêm. Somente dê atenção à aquelas críticas positivas e com fundamento.
3) Não critique aos outros se não foi pedida a sua opinião. Assim, as pessoas vão criticar menos você.
4)Procure que a pessoas se sintam bem trabalhando ou tocando com você e não as critique.
5) Quando for falar de outros musicos procure falar das suas qualidades e evite enfatizar os defeitos.
5) Quando você for criticar, seja construtivo.
6) Quando você for criticado, seja construtivo. Busque aproveitar as observações como uma oportunidade de melhorar e não fique chateado.
7) Cuidado com a autocritica! Ela pode ser a pior de todas. Procure evitar se comparar com os outros e apenas compare-se com você mesmo no passado para observar a sua própria evolução.
8)Aprenda a conviver com as suas imperfeições. Mesmo tentando melhorar cada vez mais, nenhum a pessoa é perfeita. Se isso lhe incomodar, seja bem-vindo à condição humana!

Assista o video para uma explicação mais detalhada de cada um dos pontos e para conhecer a opinião dos cantores que participaram no bate-papo ao vivo. Depois, por favor me conte nos comentários emabixo se você já passou por uma situação na qual foi criticado e como você lida com isso. Se gostou, por favor me ajude a divulgar para ajudar a mais pessoas compartilhando e inclusive marcando algum amigo que esteja precisando desses conselhos.

Para começar a melhorar a sua performance vocal HOJE MESMO inscreva-se já no meu curso completo COMO CANTAR MELHOR! Mais detalhes aqui

Como lidar com as críticas from Lorna Earnshaw on Vimeo.

Comentários

comments